PUBLICIDADE

Agro do Nordeste teme perder R$ 16 bi com tarifa de Trump

A nova tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros pode gerar perdas de até R$ 16 bilhões por ano para o Nordeste, segundo levantamento da Coordenação de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Na Bahia, o impacto será maior para a exportação de carne, café, frutas e laranja. Em 2024, o estado exportou US$ 882 milhões para os americanos, ficando em 8º lugar no ranking nacional. Em todo Nordeste, nos seis primeiros meses deste ano, foram somados R$ 8,7 bilhões em exportações.

“Recebemos com apreensão essa falta de sintonia política e econômica, interferindo na relação entre os dois países”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

Produtores cobram diálogo entre os governos para reverter a decisão e evitar prejuízos que podem afetar também o mercado norte-americano e diversos outros setores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em breve mais informação e entretenimento para você!