A Bahia é o estado com maior número de facções criminosas do país. São 17 grupos atuando, mais que São Paulo e Rio de Janeiro somados.
Entre esses grupos, estão PCC, Comando Vermelho e Bonde do Maluco, além de outras 14 organizações locais. São elas: Raio B, Raio A, Tropa do KLV, Bonde do Neguinho (BDN), Bonde do SAJ, Honda, Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), A Tropa, Campinho (CP), Katiara, Mercado do Povo Atitude (MPA), Anjos da Morte (ADM), Daniel Gomes/Pedro Gerônimo/Maria Pinheiro (DPM) e Keikinho e Kila (MK).
Ao todo, foram contabilizadas 64 facções em atividade no país.
O levantamento, publicado neste domingo (10) pelo jornal O Globo, a partir de informações fornecidas por secretarias estaduais de Segurança Pública, administrações penitenciárias e Ministérios Públicos, coloca Pernambuco em segundo lugar, com 12 grupos, e Mato Grosso do Sul em terceiro, com 10.
A disputa territorial entre facções é apontada como principal causa da violência no estado, especialmente em Salvador.
Só no primeiro semestre de 2025, a capital e a região metropolitana registraram 839 tiroteios, com 700 mortos, sendo 42% durante ações policiais.








