O ministro Alexandre de Moraes, relator no Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a indicar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como líder da trama golpista julgada pela Primeira Turma da Corte.
Durante leitura de voto nesta terça-feira (9), Moraes citou uma declaração de Bolsonaro em que ele afirmou: “Eu só saio preso morto ou com uma vitória, quero dizer aos canalhas que eu nunca serei preso”.
Segundo Moraes, a fala demonstra que o ex-presidente jamais aceitaria a derrota democrática nas urnas. O relator apresentou 13 pontos que fundamentam sua posição, destacando que Bolsonaro e aliados iniciaram uma estratégia de deslegitimação das urnas eletrônicas e do Judiciário, além de disseminar desinformação em massa para tentar se perpetuar no poder.
O ministro também criticou a atuação do ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, afirmando que anotações golpistas encontradas em sua agenda não podem ser vistas como “normais em uma democracia no século 21”.
Moraes reforçou que o julgamento não discute se houve tentativa de golpe, já reconhecida em mais de 474 ações penais, mas sim a responsabilidade individual dos oito réus, incluindo Bolsonaro. Eles respondem por golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.








