PUBLICIDADE

Governo avalia retorno do horário de verão em 2025

O debate sobre a volta do horário de verão voltou a ganhar força no Brasil. Suspensa desde 2019, a medida está sendo analisada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que confirmou estudar a possibilidade de adoção já em 2025.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alerta para risco de déficit de potência entre 2025 e 2029, com aumento da demanda e possível necessidade de acionar termelétricas no horário de pico. O MME avalia que a medida pode ajudar a reduzir os impactos, considerando a crescente contribuição da energia solar e fotovoltaica.

Na Bahia, o tema da transição energética também tem destaque. O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou, durante a COP Nordeste, o potencial do estado na geração de energia limpa. Atualmente, a Bahia lidera o país no setor, com 441 usinas em operação, sendo 63 eólicas e 11 solares, e previsão de construção de mais 74 até 2025.

Enquanto o governo não define se haverá horário de verão, o tema segue em debate no governo e entre setores econômicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em breve mais informação e entretenimento para você!