O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou nesta quinta-feira (2) sobre os riscos do consumo de bebidas destiladas de origem desconhecida, principalmente as incolores, após o aumento de casos de intoxicação por metanol no Brasil.
Padilha recomendou que a população evite destilados de procedência duvidosa e só consuma bebidas cuja origem seja segura.
“Recomendo, como ministro da Saúde e também como médico: evite consumir destilados, especialmente os incolores, se você não tem certeza da procedência. Não se trata de um item essencial como os da cesta básica, mas sim de um produto ligado ao lazer. Evitar seu consumo, neste momento, não causa nenhum prejuízo à vida das pessoas”, afirmou Padilha.
Ele ainda explicou que a adulteração com metanol ocorre principalmente em bebidas destiladas e incolores, pois são mais fáceis de manipular do que, por exemplo, cervejas, que têm tampa lacrada, gás e maior controle de qualidade.
Ele recomendou que a população evite destilados de procedência duvidosa e só consuma bebidas cuja origem seja segura. Até o momento, o Ministério da Saúde recebeu 60 notificações de possíveis intoxicações, sendo 53 em São Paulo, cinco em Pernambuco, uma no Distrito Federal, e uma na Bahia, com 11 casos confirmados laboratorialmente.








