O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, gerou forte reação no Brasil após criticar abertamente sua experiência em Belém durante evento na Alemanha.
Além de afirmar que seu país era um dos “mais bonitos do mundo”, Merz disse que ninguém de sua comitiva quis permanecer na cidade e que “todos ficaram contentes de ir embora”, declaração classificada como desrespeitosa e preconceituosa por autoridades brasileiras.
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos.”
O governador do Pará, Helder Barbalho, rebateu dizendo que é “curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia”. O prefeito de Belém, Igor Normando, chamou as falas de “arrogantes e preconceituosas” e destacou que visitantes têm elogiado a cidade durante os preparativos da COP30.
Um dia após a repercussão das falas de Merz, o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, disse que o Brasil é “um país maravilhoso” e lamentou não poder ficar mais tempo após a COP.
“Brasil é um país maravilhoso, com um povo acolhedor e bom anfitrião. Pena que não poderei ficar mais tempo após a COP. Teria algumas ideias, por exemplo, pescar com os meus amigos da Amazônia”, disse o ministro alemão.








