A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (27) o programa de profissionalização da arbitragem, que começa em 2026 para jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. O projeto contará com 72 profissionais contratados — 20 árbitros principais, 40 assistentes e 12 de VAR — que terão contrato de um ano e atuarão em todas as 380 partidas da elite nacional, podendo ser escalados também em rodadas decisivas da Série B e jogos da Copa do Brasil.
A lista dos 20 árbitros principais inclui: Alex Stefano, Anderson Daronco, Bráulio Machado, Bruno Arleu, Davi Lacerda, Edina Batista, Felipe Lima, Flávio Souza, Jonathan Pinheiro, Lucas Casagrande, Lucas Torezin, Matheus Candançan, Paulo Zanovelli, Rafael Klein, Ramon Abatti Abel, Raphael Claus, Rodrigo Pereira, Savio Sampaio, Wagner Magalhães e Wilton Sampaio.
O programa prevê salários fixos com bônus por desempenho, acompanhamento físico e nutricional, capacitação técnica mensal, além do uso de tecnologia como VAR semiautomático e “refcam”, câmera acoplada ao árbitro para monitorar comportamento de jogadores. O desempenho será avaliado por observadores da CBF, com possibilidade de promoções e rebaixamentos dentro do quadro nacional.
Segundo a CBF, a iniciativa visa padronizar critérios de arbitragem, valorizar o profissional e aumentar a qualidade das decisões nos jogos, seguindo modelos de países europeus e da América Latina.








