A construção da Ponte Salvador-Itaparica dará um novo passo nas próximas semanas com a chegada de uma plataforma operacional inédita na América Latina. Um navio saiu da China no dia 30 de março transportando 44 containers, com mais de 800 toneladas de materiais, que devem chegar ao Brasil na segunda quinzena de maio.
A estrutura será instalada na Baía de Todos-os-Santos em junho, marcando o início efetivo das obras no local. Segundo a concessionária responsável, a plataforma será utilizada durante toda a construção da ponte e posteriormente desmontada, com reaproveitamento dos materiais.
O sistema, já utilizado em grandes obras na China, deve reduzir em quase 70% o número de embarcações na baía, melhorando o tráfego marítimo e aumentando a segurança. A estrutura acompanhará quase toda a extensão da ponte e manterá o canal principal de navegação, com 400 metros de largura e 85 metros de altura, além de passagens auxiliares para embarcações menores.
Pescadores também terão áreas exclusivas de circulação, próximas às margens de Salvador e Vera Cruz. A plataforma ainda permitirá melhor gestão ambiental, com coleta centralizada de resíduos.
Para viabilizar o início das obras, a concessionária já solicitou alvarás às prefeituras. Os trabalhos iniciais ocorrerão no vão central da baía, com apoio de canteiros em Salvador e Vera Cruz. Outro ponto de apoio será o estaleiro em Maragogipe, onde serão produzidas estruturas pré-moldadas.
Com investimento estimado em R$ 11 bilhões, a ponte terá 12,4 quilômetros de extensão e será a maior da América Latina. O projeto integra o Sistema Rodoviário Salvador-Itaparica, que também prevê novos acessos viários, incluindo ligações em Salvador e uma via expressa na Ilha de Itaparica.








