PUBLICIDADE

Centro de Umbanda é alvo de ataque com símbolos nazistas no interior da Bahia

O Centro de Umbanda São Jorge Guerreiro, localizado em Guanambi, no sudoeste da Bahia, foi alvo de vandalismo no último sábado (18). A fachada do templo religioso foi pichada com símbolos de apologia ao nazismo, causando indignação na cidade.

A instituição, que atua há quase 80 anos, já vinha sendo alvo de ataques frequentes. Segundo o vice-presidente do centro, Joel das Neves da Silva, o local foi arrombado seis vezes no último ano, com registros de imagens quebradas, documentos rasgados e furtos de itens como velas e alimentos. Desta vez, não houve invasão.

As imagens da pichação repercutiram nas redes sociais e provocaram forte reação. Em nota, a Prefeitura de Guanambi repudiou o ocorrido, classificando o caso como um ataque de ódio com caráter racista e de intolerância religiosa.

A gestão municipal destacou ainda que a cidade é baseada no respeito à diversidade e à liberdade de crença, e que atos de discriminação são inaceitáveis.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Guanambi, também se manifestou, afirmando que o episódio representa uma violação aos direitos humanos fundamentais, especialmente à liberdade religiosa e à dignidade humana, além de atingir comunidades de matriz africana, historicamente alvo de discriminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em breve mais informação e entretenimento para você!