PUBLICIDADE

Salvador oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Fumantes que desejam abandonar o cigarro podem contar com atendimento gratuito oferecido pela Prefeitura de Salvador por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo. A iniciativa, que completa 20 anos, está presente em 88 unidades de saúde da capital.

Somente em 2025, o programa já acompanhou 1.086 pessoas, oferecendo suporte clínico e terapêutico para auxiliar no processo de cessação do tabagismo.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as terapias em grupo são uma das principais ferramentas do tratamento, proporcionando troca de experiências e apoio entre os participantes. Antes de iniciar o acompanhamento, os pacientes passam por avaliação clínica e realizam testes para medir o grau de dependência da nicotina, o que permite definir o tratamento mais adequado, incluindo adesivos e medicamentos quando necessário.

Entre os beneficiados está o aposentado Balbino José Ferreira, de 69 anos, que afirma estar há quase dois meses sem fumar após ingressar no programa.

Especialistas alertam que o tabagismo está relacionado a doenças graves, como câncer, infarto, AVC e problemas pulmonares. Além disso, destacam o crescimento do uso de cigarros eletrônicos entre os jovens, considerados uma nova preocupação de saúde pública.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o tabagismo causa 477 mortes por dia no Brasil e gera custos anuais de R$ 153,5 bilhões para o sistema de saúde e para a economia do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em breve mais informação e entretenimento para você!