A Justiça Militar condenou o capitão da Polícia Militar da Bahia, Fabrício Carlos Santiago dos Santos, a 21 anos, 1 mês e 27 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e peculato-desvio. A decisão também prevê a perda do cargo, posto e patente após o trânsito em julgado da condenação.
Segundo o Ministério Público da Bahia, os crimes ocorreram entre julho de 2023 e março de 2024, em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul do estado.
As investigações apontaram que o oficial recebia pagamentos para direcionar policiamento da 4ª Companhia da PM a interesses particulares. Além disso, ele teria utilizado viaturas, combustível e policiais em serviço para realizar segurança patrimonial privada, inclusive em uma fazenda.
De acordo com a sentença, o capitão praticou corrupção passiva por diversas vezes ao solicitar e receber vantagens indevidas. Os pagamentos eram feitos por transferências bancárias, principalmente via Pix, e também incluíam caixas de cerveja e outras bebidas alcoólicas.
A investigação identificou ainda que o policial utilizava o termo “Toddy” como uma espécie de senha nas conversas com comerciantes para tratar das cobranças.
O Ministério Público estima que pelo menos R$ 21,5 mil tenham sido movimentados no esquema. O oficial já havia sido condenado anteriormente por cobrar propina para liberar festas paredão na mesma região.
Atualmente, ele permanece preso na Coordenação de Custódia Provisória da Corregedoria da Polícia Militar.








