Pauta das 7

Árvore centenária cai e destrói mais de 20 túmulos em cemitério na BA

Foto: reprodução

Cerca de 20 túmulos ficaram destruídos após a queda de uma árvore centenária no Cemitério da Saudade, em Vitória da Conquista, na Bahia. As famílias dos sepultados nos locais questionam como as sepulturas serão recuperadas.

Uma das sepulturas atingidas foi a da família da aposentada Jacira Galvão, que há menos de um ano, sepultou dois irmãos no local. Em dezembro de 2023, a mulher reformou e fez mais uma gaveta. Ela contou, em entrevista à TV Bahia, que tomou um susto quando chegou ao cemitério e viu o que tinha acontecido.

“Eu tomei um susto, não acreditei, porque caiu exatamente em cima do túmulo dela. É uma dor muito grande. Nem na última morada estão tendo paz”, disse Jacira.

A queda da árvore aconteceu na madrugada de domingo (28). Caixões ficaram expostos, covas foram destruídas. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão desde a última segunda-feira (29) removendo a árvore e avaliando os estragos causados.

De acordo com a prefeitura, ainda não é possível apontar o numero de covas atingidas e o prejuízo total para as famílias após a retirada do tronco. A gestão informou que vai fazer análises das árvores do local e oferecer suporte para os familiares.

O Cemitério da Saudade é o mais antigo de Vitória da Conquista e tem mais de 30 mil covas espalhadas por quatro quadras.

A professora Laudiceia Azevedo afirmou que a sensação de muitas pessoas que tem parentes sepultados no cemitério é de abandono. “Quando a gente questiona, eles falam que as árvores não podem ser retiradas porque são centenárias. E os túmulos centenários que têm aqui dentro? E os novos? E a falta de respeito com o ente querido?”, reclamou a professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *