Pauta das 7

Reconcavo baiano lidera com principais destinos ju0032098305202406212147 9

Em celebração ao 2 de Julho, Cachoeira vira capital baiana por um dia

Foto: reprodução

Como manda a tradição e abrindo as comemorações ao 2 de Julho, a sede do Governo da Bahia foi transferida para o município de Cachoeira, no Recôncavo do estado, na manhã desta terça-feira (25). A medida, estabelecida por lei desde 2007, reconhece a significância histórica da cidade, conhecida como “heróica”, por seu papel na luta pela Independência do Brasil na Bahia.

Durante a celebração, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, foi feito o hasteamento das bandeiras, na Praça da Aclamação, com execução dos hinos Nacional, da Bahia e de Cachoeira, pela Banda de Música da PM e pela Filarmônica 25 de Junho.

Ao longo do dia, outros eventos estão previstos para acontecer, incluindo um Desfile Cívico Militar, na Rua da Feira.

Cachoeira vira capital da Bahia em inicio de comem0127594200202406251028 ScaleDownProportional
Foto: reprodução

A transferência simbólica da sede do governo dá início aos festejos do 2 de Julho, feriado estadual que celebra o fim das batalhas que resultou na expulsão dos portugueses do território baiano, naquela data, no ano de 1823.

Nesta data, só que em 1822, a população local concordou em proclamar Dom Pedro de Alcântara como regente constitucional e defensor perpétuo do Brasil. Os cachoeiranos defendiam a formação de um governo composto por brasileiros, o que não foi aceito pelos lusitanos, que buscavam a manutenção da dominação colonial.

A partir disso, houve a primeira batalha entre os grupos e após três dias, em 28 de junho, os baianos tomaram uma embarcação portuguesa atracada às margens do Rio Paraguaçu. Foi a primeira vitória da população local contra o domínio português.

As lutas persistiram por meses, chegando até Salvador, onde foi travada a batalha final, em de 2 de julho de 1823 – mesmo depois do 7 de setembro de 1822, conhecido como Dia da Independência do Brasil. Com a vitória do povo baiano, foi marcada, de forma definitiva a expulsão da Coroa Portuguesa do Brasil, 201 anos atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *