Pauta das 7

“Imoral”, afirma deputado sobre indicação de Alice Peixoto para o TCM

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

O deputado Alan Sanches, Líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), classificou como “imoral” a tentativa do ex-governador e atual ministro da Casa Civil Rui Costa de emplacar a esposa, a enfermeira Aline Peixoto, para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). O cargo é vitalício, com salário mensal de mais de R$ 40 mil.

“O homem público, quando assume cargos importantes, ele tem que utilizar esse poder constituído para ajudar as pessoas e não para buscar o seu crescimento pessoal e familiar. A vida do ser humano é norteada por princípios, e nossas ações na vida pública por princípios e por metodologia. O princípio moral não permite que eu utilize o poder público para o meu bem pessoal”, afirmou o deputado.

Sanches ainda pontua, “Não tenho absolutamente nada contra a ex-primeira-dama, mas pessoalmente eu acho imoral indicar a esposa para um cargo vitalício, até os 75 anos de idade, com salário de R$ 41 mil, cuja maior prerrogativa é ser esposa do ex-governador e ministro da Casa Civil. Não faço juízo de valor sobre a pessoa da ex-primeira-dama, mas faço, sim, sobre os princípios que o atual ministro da Casa Civil esquece de usar”.

O deputado sinalizou, ainda, que os critérios técnicos que o cargo exige, precisam ser respeitados.

“Temos que pensar que existem requisitos que deverão ser preenchidos pelo candidato, como conhecimento da administração pública para saber lidar com as situações que vão aparecer. É preciso ter convívio com a gestão dos prefeitos e das câmaras de vereadores, pois um conselheiro é muito mais que um julgador, é um orientador. Hoje a candidata que o governo apresenta é enfermeira de formação”, pontuou.

“Você já pensou se os governadores ou ex-governadores começarem a indicar suas esposas, filhos ou maridos para esses cargos, onde iremos parar?”, questionou Alan Sanches.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *