Pauta das 7

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Pacheco era o favorito na disputa à presidência

O senador Rodrigo Pacheco foi reeleito presidente do Senado Federal, nesta quarta-feira (1°), com 49 votos contra 32 de Rogério Marinho, aposta da oposição, ligada a Jair Bolsonaro. Pacheco era o favorito na disputa à presidência.

Para vencer a disputa, Pacheco deveria receber a maioria absoluta dos votos, ou seja, o apoio de 41 dos 81 parlamentares. A vitória de Pacheco afasta o controle bolsonarista das principais mesas e comissões do Senado.

A votação se deu no contexto das reuniões preparatórias. Mais cedo, na primeira reunião, os senadores eleitos nas eleições de outubro tomaram posse. De tarde, a segunda reunião elegeu o novo presidente do Senado. Na próxima quinta-feira (2) ocorre a terceira reunião preparatória, onde serão escolhidos os chefes das mesas e comissões.

Rodrigo Pacheco ficará à frente do Senado Federal até o dia primeiro de fevereiro de 2025, quando uma nova votação deve ser convocada. A promessa é de trabalhar para o Brasil, não se alinhando nem ao governo e nem à oposição.

Foto: Pacheco se reúne o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e integrantes do gabinete de transição; 09/11/22
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *