Pauta das 7

Vídeo: Polícia investiga morte de homem por agentes da CCR Metrô; entenda

Foto: reprodução

A Polícia Civil (PC) apura a morte de um homem de 38 anos após uma abordagem de seguranças da CCR Metrô Bahia, em Salvador. O caso aconteceu no dia 6 de janeiro, mas só foi divulgado pela família da vítima nesta sexta-feira (19).

A ação aconteceu no Terminal de Ônibus Acesso Norte, que fica no bairro de Pernambués e faz integração com o metrô. A abordagem foi registrada por câmeras de segurança. Tudo durou pouco mais de 15 minutos, desde o momento em que o homem entra na estação até a saída dele em uma maca.

A situação começa quando um homem deixa um cooler no chão e se afasta. Em seguida, a vítima, o porteiro Edmar Santos Costa se aproxima, pega o objeto e tenta sair do local cambaleando. Um outro homem vê a ação e o persegue. Neste momento, Edmar joga o cooler no chão e tenta entrar em um ônibus.

As imagens mostram que, a partir daí, o porteiro começa a ser agredido pelo homem que o perseguiu, e acaba imobilizado por populares. Logo depois, ele é entregue aos seguranças que atuavam no terminal. Os agentes imobilizam Edmar, que resiste e cai na pista.

Um dos seguranças coloca um joelho nas costas do porteiro e o algema, enquanto o outro fica de costas e conversa com pessoas que passavam pelo local. Logo depois, o segurança coloca o outro joelho nas costas de Edmar. Depois de 1 minuto, ele observa que ele ficou desacordado e sai de cima.

Os seguranças passam a tentar acordar o porteiro, que parece não reagir. Um dos seguranças pega uma cadeira de rodas e depois chega uma maca. Então, Edmar é levado na maca, cerca de 10 minutos depois, mas não há uma tentativa de reanimação.

Segundo informou a CCR Metrô, o homem ainda foi levado para uma sala, onde teria sido atendido, com tentativas de reanimação, até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionado pela equipe.

O Samu informou que fez manobras de reanimação e o porteiro chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu. O corpo de Edmar foi enterrado no dia 7 de janeiro. O caso é acompanhado por um advogado contratado pela família dele.

A defesa da família diz que o porteiro estava indo para o trabalho quando tudo aconteceu. Ainda segundo o relato, a vítima teria tido uma parada cardiorrespiratória depois da ação dos seguranças. A informação ainda não foi detalhada pela polícia.

Em nota, a PC disse que a apuração da morte está está com a 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central). Conforme apurações iniciais, duas porções de cocaína teriam sido encontradas no bolso da roupa do porteiro.

Além de testemunhas, que estão sendo ouvidas, imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas e outras investigações estão em andamento, para esclarecer o caso. De acordo com a polícia, laudos periciais vão complementar as investigações.

Conforme posicionamento da CCR, os agentes que participaram do atendimento da ocorrência foram afastados das funções operacionais até a conclusão das investigações.

Veja nota da CCR Metrô Bahia na íntegra

O Metrô Bahia lamenta o falecimento do senhor Edmar Santos Costa e expressa sua solidariedade aos seus familiares e amigos. A concessionária informa que instaurou um procedimento interno de apuração dos acontecimentos na manhã de 6 de janeiro, quando agentes de atendimento e segurança da empresa foram acionados para atuar em uma ocorrência no Terminal de Ônibus Acesso Norte.

Desde o ocorrido, a empresa colabora com as autoridades na investigação dos fatos, tendo cedido a elas a integralidade das imagens de suas câmeras internas, que comprovam os seguintes fatos:

  • O passageiro ingressou no terminal cambaleando e chega a cair ao chão, sendo ajudado por outras pessoas que estavam no local.
  • – Instantes depois, ele se envolve em uma briga com um vendedor ambulante dentro de um ônibus, sendo também agredido por terceiros.
  • – Ao constatar a confusão, os agentes de atendimento e segurança se dirigem ao local e contêm o passageiro, acionando, em seguida, a Polícia Militar e o SAMU.

Os agentes que participaram do atendimento desta ocorrência foram afastados de suas funções operacionais até a conclusão das investigações. A concessionária ainda esclarece que investe em um programa contínuo de capacitação e treinamentos para os seus colaboradores, com o principal objetivo de prestar um serviço de qualidade à população.

Vídeo: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *