Pauta das 7

Vigésima baleia Jubarte encalhada na Bahia em 2023

Foto: reprodução

Uma baleia Jubarte de 13 metros foi encontrada encalhada na praia de Yemanjá, em Caravelas, no sul da Bahia, nesse domingo (27). O Instituto Baleia Jubarte esteve no local na manhã desta segunda (28) para examinar a carcaça do animal.

A remoção da baleia depende de alguns fatores, dentre eles, a maré baixa. Segundo o pesquisador Milton Marcondes, é possível que a retirada não ocorra hoje.

“A maré está baixa, isso vai dar pouco tempo para se trabalhar com essa baleia, ela não vai sair de lá hoje. A gente vai examinar e dependendo do estado e do local em que estiver, vamos fazer o contato com a Prefeitura sobre a destinação da carcaça”, disse.

O pesquisador explicou também que se a carcaça estiver em um local isolado, o ideal é deixá-la para se decompor naturalmente, o que causa menos impacto do que entrar com um maquinário pesado na praia. “Depende do acesso. É um bicho muito grande. Só o crânio, só ossos pesa normalmente 500 kg”, acrescentou.

Já se o animal estiver em local acessado por humanos, a remoção deve ser feita com a ajuda da Prefeitura local. A equipe esteve lá ainda no domingo, mas por causa da maré não foi possível examinar o animal.

Esse é o vigésimo caso de encalhe na Bahia em 2023. A aparição de baleias em praias da Bahia é frequente entre os meses de julho e novembro, quando elas saem da Antártica em busca de águas quentes para o período de reprodução. Segundo pesquisadores, a estimativa é que cerca de 25 mil baleias estejam na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *