Pauta das 7

260 toneladas de fiações irregulares são removidas pela Coelba em Salvador

Foto: reprodução

Fios e emaranhados pelos postes se tornaram comuns pela capital baiana e em 2023, mais de 260 toneladas de fiações irregulares já foram removidas pela Coelba. É uma situação que preocupa, principalmente por colocar a segurança das pessoas de Salvador em risco.

Um exemplo disso foi o incêndio na fiação ocorrido na Avenida São Rafael, no bairro de São Marcos, e registrado por moradores do local. A explosão aconteceu durante a madrugada dessa quinta (4), o que fez com que diversas lojas, e também casas nas imediações, ficassem sem o fornecimento de energia elétrica. Ao menos, 20 estabelecimentos da região foram afetados pelo problema.

Segundo informações do grupo Neoenergia Coelba, o fogo teria começado justamente na fiação de telefonia e também de internet, o que acabou afetando a fiação elétrica. Os fios e emaranhados pelos postes se tornaram comuns pela cidade, com mais de 260 toneladas de fiações irregulares sendo removidas pela Coelba.

De acordo com a empresa, em sua maioria essas fiações são de redes clandestinas de internet e telefonia, fruto de empresas que não têm autorização da empresa para utilizar os postes. Sendo assim, não apresentaram projeto e não tem nenhuma especificação técnica e de segurança para usar a rede de fios.

Além disso, os furtos de fiação também colaboram para que os incêndios e queda no fornecimento aconteçam. Um dos casos mais recentes foi o do último dia 2 de Janeiro, quando o homem sofreu uma descarga elétrica durante uma tentativa de furto na Avenida Pinto de Aguiar. 

Só em 2023, a Neoenergia registrou mais de 1000 ocorrências provocadas por furtos de fios ou equipamentos da rede elétrica em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *