Pauta das 7

48 pássaros amontoados em gaiolas são resgatados em ônibus na Bahia

Foto: reprodução/PRF

Quarenta e oito pássaros silvestres, da espécie coleirinho, foram resgatados em um ônibus na BR-116, no trecho de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Três deles já estavam mortos.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os pássaros foram encontrados aglomerados em gaiolas na tarde desse domingo (7), durante fiscalização na rodovia. O aprisionamento e temperatura elevada dificultava a respiração, mobilidade e descanso das aves, além da higienização precária.

Um passageiro do ônibus, um homem de 45 anos, assumiu a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disse ainda que não possuía a autorização e nem a guia de transporte para criação.

Ele relatou aos policiais que os pássaros foram capturados na cidade de Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, e seguia para o município de Escada, em Pernambuco.

O suspeito assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deve responder por crime contra o meio ambiente. A justiça considera caça predatória, tráfico e a criação ilegal de animais silvestres como crimes. A pena é de multa de até R$ 5 mil por animal encontrado irregularmente e o envolvido pode receber pena de um ano e meio de prisão.

Os pássaros apreendidos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista para tratamento e depois vão ser devolvidos para a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *