A Bahia não alcançou as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb). Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nessa quarta-feira (14), o Estado deveria ter, pelo menos, uma nota de 4,5 para o Ensino Médio, mas obteve apenas 3,7.
Segundo avaliação do Ideb, o Estado tem a quarta pior nota do país. O desempenho em português e matemática no ensino médio ocupa o último lugar do ranking.
De acordo com os números, houve o crescimento de dois décimos em relação ao levantamento de 2021, quando o estado registrou a nota de 3,5.
“Quando fazemos o comparativo com outros estados, percebemos que somos o nono Ideb dentro do país. Isso quer dizer que não estamos bem. Dois pontos não representam qualquer tipo de conquista da qualidade educacional que possamos festejar. Nós estamos ainda muito mal no que concerne às metas necessárias para uma educação de qualidade na Bahia”, pontuou o professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/Ufba), Roberto Sidnei Macedo.
O Ideb é uma medida composta pelas notas de desempenho dos estudantes brasileiros, apuradas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). São avaliados, em uma escala de 0 a 10, as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar.