PUBLICIDADE

Acidentes com motos geraram custo de R$ 148 milhões à saúde da Bahia

Os acidentes envolvendo motocicletas geraram um custo de aproximadamente R$ 148,6 milhões para a rede hospitalar da Secretaria da Saúde da Bahia em 2025, segundo levantamento divulgado pelo governo estadual.

O número representa aumento em relação aos anos anteriores. Em 2024, os gastos chegaram a R$ 138 milhões, enquanto em 2023 o custo foi de R$ 115,8 milhões.

A região Centro-Leste, que inclui municípios como Feira de Santana, Serrinha e Itaberaba, foi a que registrou o maior impacto financeiro, concentrando mais de R$ 45 milhões em despesas hospitalares neste ano. Já a região Leste, onde estão Salvador e cidades da Região Metropolitana, contabilizou cerca de R$ 36,9 milhões.

De acordo com o levantamento, o custo médio de internação por paciente é de aproximadamente R$ 10,6 mil, considerando atendimento de emergência, cirurgias e permanência hospitalar. O tempo médio de internação é de sete dias, podendo chegar a 15 dias nos casos mais graves com necessidade de UTI.

O estudo também aponta que cerca de 81% das vítimas internadas são homens, principalmente jovens entre 18 e 40 anos, muitos deles utilizando motocicletas como instrumento de trabalho.

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia, os acidentes provocam forte pressão sobre o sistema público, mobilizando serviços de emergência, centros cirúrgicos, UTIs, ortopedia, neurocirurgia e reabilitação.

Durante o Maio Amarelo, o Detran Bahia realiza ações educativas e de conscientização para tentar reduzir os acidentes e reforçar a segurança no trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em breve mais informação e entretenimento para você!