O apresentador Faustão passou por um transplante de rim, na segunda-feira (26), e a agilidade no processo causou alvoroço nas redes sociais. Internautas questionam se Fausto teria furado a fila de transplantes. Lembrando que, em agosto, o apresentador passou por uma cirurgia de coração e a rapidez também causou polêmica na web.
Após ser priorizado, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo esclareceu os critérios para priorização.
De acordo com o jornal Extra, um dos requisitos é a “impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal”. Além disso, existem também os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim: “compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea), priorização e idade do doador”.
Faustão segue internado na unidade de saúde e se recupera bem da cirurgia que foi um sucesso. Ele foi a 13ª pessoa na lista para transplante do órgão, segundo a Central.
“Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização”, comunicou o órgão.
Faustão estava fazendo diálise desde dezembro e, segundo o boletim médico, o “paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”