Os deputados estaduais da Bahia aprovaram nesta terça-feira (14) um reajuste salarial para os servidores da Assembleia Legislativa (Alba). O aumento será dividido em duas etapas: 4,5% em novembro de 2025 e mais 4,5% em maio de 2026.
Além do reajuste, a presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD), confirmou a aprovação da progressão de carreira, a conversão em pecúnia da licença-prêmio e o programa de incentivo à aposentadoria voluntária, que já está em vigor.
Quem são os servidores da Alba:
Os servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) são os funcionários públicos que trabalham na estrutura administrativa e técnica da Casa. Eles não são os deputados, mas sim os profissionais que dão suporte ao trabalho legislativo.
Esses servidores se dividem em diferentes categorias, como:
- Servidores efetivos: concursados, que ocupam cargos permanentes (ex: analistas legislativos, técnicos administrativos, assistentes, jornalistas, advogados, etc.);
- Comissionados: nomeados para cargos de confiança, como chefes de gabinete, assessores parlamentares e diretores;
- Terceirizados: prestam serviços de limpeza, segurança, manutenção, entre outros.








