Pauta das 7

Aluna da UFBA denuncia professora por transfobia e racismo

Foto: reprodução

Uma estudante da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), denunciou uma professora da instituição por racismo e transfobia. O caso aconteceu nesta terça-feira (12), em Salvador e a vítima se trata de uma mulher trans.

De acordo com a aluna do curso de Produção Cultural e cantora lírica, Liz Reis, a situação teria começado depois que a professora não concordou com as críticas da aluna a respeito de um texto. A professora teria tratado ela com pronomes masculinos e dito que os comentários dela estavam “fora do conteúdo”.

“A professora tentou destruir toda a minha narrativa de aluna, artista e humana. Ela me tirou de um lugar que eu construí, me tirou o direito de ter uma construção crítica dentro da universidade”, afirmou a aluna.

O tumulto começou quando Liz saiu da sala de aula e gritou pelos corredores da Facom que estava sofrendo racismo e transfobia. Ela desceu as escadas da instituição e foi até o colegiado para registrar a denúncia contra a professora, mas segundo ela, a porta estava fechada. Depois de algumas tentativas, ela conseguiu fazer a denúncia.

A vítima registrou boletim de ocorrência na delegacia do Rio Vermelho contra a professora Jan Alyne Barbosa, que informou que aguarda apoio jurídico e institucional em relação à denúncia.

Após a repercussão do caso, alunos da Facom fizeram um abaixo assinado contra a professora e marcaram um ato contra o racismo e transfobia na quarta-feira (13), na sede da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *