A passarela de pedestres, que fica em um trecho da BR-324, próximo da Jaqueira do Carqueiro, em Salvador, foi liberada no domingo (25), após ter sido interditada depois do piso ceder na tarde de sábado (24). A Prefeitura providenciou a colocação de um tablado de madeira, como medida temporária para proporcionar o uso do equipamento que apresentava sinais de ruínas em sua estrutura.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou, por meio de nota, que após receber denúncia de risco na referida passarela procedeu pela vistoria do equipamento identificando esse cenário.
De pronto, segundo a Codesal, foi feita a interdição e solicitado apoio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) para que fosse realizado o isolamento da mesma, que foi feito pela referida secretaria, até que a concessionária responsável pelo equipamento tomasse as medidas cabíveis para promover as ações necessárias ao retorno do uso com segurança.
Já a ViaBahia, concessionária responsável pela passarela, também em nota, informou que as equipes técnicas restabeleceram, na manhã de domingo (25), a utilização segura da travessia de pedestres na passarela, após a colocação de um tablado de madeira, como medida temporária.
Acrescentou que, desde sábado, as equipes de engenharia da concessionária estão empenhadas em estudar as causas do ocorrido e em recuperar de forma definitiva a passarela.
Ainda de acordo com a empresa, por conta do fluxo de pessoas que utilizam a passarela diariamente e da previsão do tempo, já foi definido que a recuperação do equipamento ocorrerá em etapas, a partir desta segunda-feira (26) amanhã, durante a noite, e o prazo para conclusão será divulgado em breve. A VIABAHIA reforçou que as passarelas passam por vistorias periódicas e que a estrutura em questão foi vistoriada em setembro de 2023.