A CBF realizou, na tarde desta quarta-feira (17), o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil 2024. O Bahia enfrentará o Criciúma e o Vitória pega o Botafogo. Nesta fase, os confrontos passam a ser de ida e volta.
As datas reservadas pela CBF para a realização dos jogos são os dias 1º e 22 de maio. A ordem dos mandos de campo também será definida por sorteio.
Os confrontos ficaram dessa forma:
- Grêmio x Operário-PR
- Bahia x Criciúma
- Fluminense x Sampaio Corrêa
- Red Bul Bragantino x Sousa-PB
- Cuiabá x Goiás
- Botafogo x Vitória
O regulamento a competição prevê que na terceira fase, em caso de empate na soma dos dois resultados (ida e volta), a decisão da classificação sairá nos pênaltis. O gol fora de casa não é critério de desempate.
Todos os clubes participantes da terceira fase da competição recebem R$ 2,2 milhões. Quem se classificar às oitavas de final receberá R$ 3,4 milhões como premiação.
Esta fase da Copa do Brasil conta com 32 times, sendo 20 classificados da segunda fase e outros 12 que entram agora na competição: os que disputam a Libertadores, o Athletico (nono no Brasileirão 2023), Ceará (atual campeão da Copa do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde) e Vitória (campeão da Série B).
As equipes foram divididas em dois potes, separadas pela posição de cada uma no ranking da CBF, com os times de um pote enfrentando os dos outro.
Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.
Pote 2: Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga-RS, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB.