A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou neste sábado (3) que apura três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. Até o momento, sete casos foram confirmados e uma morte foi registrada, em Ribeira do Pombal, no interior baiano.
Segundo a Sesab, além dos casos confirmados, outras notificações chegaram a ser analisadas, mas parte delas já foi descartada. A vítima fatal é Vinícius Oliveira Vieira, que estava internado no Hospital Couto Maia, em Salvador, após consumir bebida alcoólica contaminada adquirida em um depósito do município.
As investigações apontam que seis das vítimas ingeriram a bebida durante uma festa de noivado, enquanto Vinícius consumiu o produto em outra ocasião, comprado no mesmo local. Laudos do Departamento de Polícia Técnica confirmaram a presença de metanol nas bebidas apreendidas e no sangue dos pacientes.
Quatro pessoas já receberam alta médica. Outras duas seguem internadas em Salvador, uma delas em estado grave. Diante do caso, o depósito foi lacrado, outros estabelecimentos tiveram produtos apreendidos e a prefeitura decretou a proibição temporária da venda e do consumo de bebidas destiladas no município até o dia 5 de janeiro.
O Ministério da Saúde informou que reforçou o envio de antídotos para a Bahia e mantém monitoramento ativo para evitar novos casos.








