A Bahia registrou a segunda morte provocada pela febre oropouche em 2024. A vítima é uma jovem de 21 anos, que morava em Camamu, no extremo sul do estado. O dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesab) nesta segunda-feira (22).
O óbito aconteceu no dia 10 de maio, menos de 2 meses depois do registro da primeira morte pela doença na Bahia. Segundo o boletim, apesar de morar em Camamu, a jovem teve a doença notificada em Itabuna.
A outra vítima tinha 24 anos e morava em Valença, que também fica no extremo sul do estado. Ela morreu no dia 27 de março.
As duas jovens tiveram sintomas iniciais como: febre, cefaleia, dor retroorbital, mialgia, náuseas, vômitos, diarreia, dores em membros inferiores, astenia. E depois evoluíram com sinais mais graves, como: manchas vermelhas e roxas pelo corpo, sangramento nasal, gengival e vaginal, sonolência e vômito com hipotensão, sangramento grave, apresentando queda abrupta de hemoglobina e plaquetas.
Em toda a Bahia, o número de casos confirmados da doença subiu para 835. Ilhéus lidera o ranking, com 110 registros, seguido de Gandu, com 82, e Uruçuca, com 68.

O que é febre oropouche
Segundo informações do Ministério da Saúde, a febre do oropouche é uma doença viral transmitida no ambiente urbano pelo culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.








