Faltam cinco dias para o fim do prazo de atualização do Cadastro Único (CadÚnico) para quem recebe o BPC – Benefício de Prestação Continuada. Para ser atendido, não é necessário fazer agendamento.
Idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC e estão com a cadastro desatualizado, podem se dirigir, na capital baiana, à sede do CadÚnico, na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio; nas dez Prefeituras-Bairro, ou na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
No interior do estado, os beneficiários devem se dirigir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O prazo para toda Bahia se encerra no dia 31 (sábado).
Para fazer a atualização, o responsável familiar deve comparecer a um dos postos de atendimento, levando original de documento oficial com foto, CPF e documento de todas as pessoas que moram na mesma casa, além de comprovante de residência.
Após a data limite, os cadastros que não forem atualizados estarão sujeitos à suspensão e até cancelamento dos respectivos benefícios.
De acordo com o titular da Sempre, Júnior Magalhães, a cada dois anos ou quando há alguma mudança no perfil das famílias, a exemplo de troca de endereço ou composição familiar, é necessário fazer a atualização cadastral. “Essa é uma exigência do programa. Neste momento, o cadastro aponta que há mais de seis mil famílias que recebem o BPC precisando fazer a atualização. Por saber o impacto que este benefício tem para a vida das famílias, a gestão municipal decidiu oportunizar esse atendimento, neste final de semana, para evitar que percam o benefício”, diz.