A cobrança de pedágio nas rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 será suspensa a partir desta quinta-feira (15), com o fim do contrato da ViaBahia. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assume a gestão dos trechos de forma emergencial até a realização de novo leilão, previsto para 2025.
A concessão foi encerrada após anos de críticas à má conservação das vias e descumprimento de acordos contratuais. A BR-324, que liga Salvador a Feira de Santana, e a BR-116, que vai até a divisa com Minas Gerais, são consideradas estratégicas para o estado.
O governo federal pagará R$ 681 milhões à ViaBahia como compensação por investimentos não amortizados. O DNIT promete iniciar obras de recuperação do pavimento e da sinalização imediatamente.








