Em busca de reforçar os estoques de sangue, que estão em estado crítico, a Fundação Hemoba vai alocar a unidade móvel (Hemóvel) para o Parque Shopping, em Lauro de Freitas, entre os dias 2 e 6 de abril. Pela primeira vez no local, o serviço vai possibilitar que o público faça doação de sangue e também o cadastro de medula óssea.
A unidade móvel ficará no estacionamento G1, próximo à entrada da Smartfit, sempre das 8h às 16h. Com exceção dos estoques de sangue AB+ e AB-, os demais tipos, A+, A-, B+, B-, O+ e O-, seguem em nível crítico.
O hemóvel é um ônibus totalmente adaptado e com toda a infraestrutura básica de uma unidade fixa da Hemoba, como triagem clínica, mobiliários, equipamentos, sala climatizada com quatro cadeiras para coleta de sangue e uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais.
A coleta externa tem uma capacidade média de atendimento de 120 bolsas ao dia. Os interessados em se candidatar como doadores de medula óssea também poderão aproveitar a presença dos ônibus para fazer o cadastro no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
“Queremos fazer esse chamamento a toda a população de Lauro de Freitas e região. Compareça, doe sangue. Um ato simples e rápido de solidariedade que pode salvar muitas vidas. Nós acreditamos muito no espírito de solidariedade dos baianos e baianas”, afirma Lulie Najar, superintendente do Parque Shopping Bahia.
CRITÉRIOS PARA DOAR
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.
Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro.
Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
CADASTRO DE MEDULA ÓSSEA
Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, além de preencher formulários. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.
Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. A retirada da medula é feita por meio de punções no osso da bacia e se recompõe em apenas 15 dias.