Pauta das 7

bd26f95668c3fb934de9d98f2a45801e

Devolução de 14 linhas metropolitanas são adiadas pela 2ª vez

Foto: reprodução

A entrega de 14 linhas de ônibus metropolitanos operadas pela empresa Avanço Transportes foi adiada, pela segunda vez, nesta terça-feira (14). Com a crise no transporte urbano da Região Metropolitana de Salvador, a empresa deixou de operar no dia 2 de maio e deveria devolver linhas à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia (Agerba), mas prazo foi adiado para 30 de maio.

A Avanço Transportes era responsável pela operação do transporte que atendem as cidades de Madre de Deus, Candeias, Camaçari e Lauro de Freitas. Inicialmente, a devolução das linhas que eram operadas pela empresa deveria acontecer no dia 14 de abril e, em uma reunião com a Agerba, que a entrega deveria ser nesta terça.

Mas, em uma nova reunião com a Agerba na segunda-feira (13), o prazo foi adiado para o dia 30 de maio. Segundo o órgão, a Avanço deve entregar as linhas junto com a empresa Atlântico, que também encerrou atividades. Juntas, as duas empresas devem devolver 16 linhas.

O sistema de transpor público metropolitano vem enfrentando problemas há dois anos e em 2024 sofreu fortes baques. As empresas alegam que estão com dificuldades financeiras para manter o transporte e que a concorrência com o transporte clandestino, o alto custo com pedágio e peças para manutenção de veículos sufocou a manutenção do serviço.

No dia 1º de maio, parte das linhas que realizam o transporte de passageiros para as cidades da Região Metropolitana de Salvador voltaram a circular. As linhas retomadas eram da antiga empresa Costa Verde, que deixou de operar no dia 10 de abril, e realizavam o transporte de passageiros para Salvador e Lauro de Freitas.

Segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia (Agerba), responsável pela administração do transporte metropolitano, a empresa Expresso Luxo Vitória Ltda. irá operar as linhas anteriormente administradas pela Costa Verde, em caráter de excepcionalidade. As linhas são:

  • Nº 841.URB – Vilas do Atlântico – Campo Grande, Via Orla Marítima
  • Nº 846.URB – Lauro de Freitas – Vale dos Barris, Via Av. Centenário
  • Nº 8601.URB – Portão – Piatã via Itapuã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *