A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou, por unanimidade, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) por coação no curso do processo da trama golpista.
A pena foi fixada em quatro anos e dois meses de reclusão, com início de cumprimento em regime semiaberto, e pagamento de 50 dias-multa (R$ 162,1 mil). Também foi declarada a inelegibilidade de Eduardo por oito anos e a perda de cargo como escrivão da Polícia Federal.
Eduardo foi julgado por articular sanções dos EUA contra o Brasil. Segundo a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), ele atuou para que o governo norte-americano adotasse medidas como o tarifaço. O objetivo seria coagir o Judiciário e livrar o pai, Jair Bolsonaro (PL), da condenação pela trama golpista no ano passado.
Após a condenação, o ex-deputado federal chegou a questionar o motivo pelo qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não está incluído no processo, já que quem decretou as sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, foi Trump.








