Alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizaram um protesto, na manhã desta segunda-feira (24), contra a situação de “sucateamento da infraestrutura” da clínica da faculdade, localizada no bairro do Canela, em Salvador.
Em frente à Reitoria da Ufba, cerca de 100 estudantes reclamavam de quedas constantes de energia, prédio em condições de risco e falta de investimento. Os estudantes afirmam que utilizam a lanterna do celular para iluminar a boca dos pacientes.
Stephanie Ribeiro, presidente do Diretório Acadêmico, relatou os problemas que os estudantes e os pacientes enfrentam.
“Mas a causa real da manifestação é o sucateamento da infraestrutura da nossa unidade, gerando problemas relacionados a qualidade do atendimento que prestamos aos nossos pacientes, como: vazamento de água nas cadeiras odontológicas, não funcionamento dos elevadores, dificultando a acessibilidade dos pacientes com alguma dificuldade de locomoção, buracos no teto, ar condicionados sem funcionar em ambulatórios nos quais ocorrem procedimentos invasivos que necessitam de controle de temperatura, bem como outras questões atreladas a estrutura da faculdade de odontologia”, contou.
Em nota, a Ufba informou que o vice-reitor, Penildon Silva Filho, se reuniu com os estudante, e ouviu e acolheu as demandas do grupo.
Além disso, a Superintendência de Manutenção e Meio Ambiente da UFBA já designou uma equipe para avaliar os problemas e identificar possíveis soluções, atendendo imediatamente ao que for possível.









