As Eleições Municipais estão chegando, e a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores aptos a votar baixem o aplicativo e-Título com antecedência. O sistema só poderá ser baixado até a véspera da eleição, no sábado (5). Após essa data, a emissão do e-Título ficará suspensa e será liberada somente na segunda-feira.
Desenvolvido em 2017, o e-Título substitui o título de eleitor em papel e pode ser utilizado como documento de identificação, inclusive para votar, desde que o aplicativo esteja atualizado e contenha a foto do eleitor. O aplicativo é gratuito e permite acesso a dados como zona eleitoral, local de votação, justificativa de ausência, certidão de quitação eleitoral e outros serviços.
Segundo Jaime Barreiros, analista judiciário Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o aplicativo serve como documento oficial de identificação no dia da votação.
“O eleitor que vai votar precisa levar um documento oficial com foto, como RG ou carteira de motorista, mas se ele já fez a biometria, tem a foto no e-título e ele serve como documento de identificação”, explicou.
Como baixar o e-Título
Para baixá-lo, é necessário acessar a Google Play (Android) ou App Store (Apple) e seguir o passo a passo. O eleitor deve preencher os dados solicitados e responder a algumas perguntas para validar o acesso. Na Bahia, até a sexta-feira (27), o aplicativo foi baixado 4.735.254 vezes, segundo dados do TSE.