Agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMBURB) voltaram ao serviço nesta segunda-feira (29), após suspenderem as atividades, no final de semana, na região da Cidade Baixa, em Salvador. Os profissionais temiam represália, após policiais utilizarem o fardamento deles durante uma operação de combate ao tráfico de drogas.
A ação ocorreu na Praia do Cantagalo, na última sexta-feira (26). Os investigadores estariam usando o fardamento que é utilizado pelos agentes da Limpurb para se camuflar. Por isso, há relatos de que garis estavam sofrendo ameaças.
A Prefeitura de Salvador informou que o uso do fardamento não foi autorizado pela Limpurb e lamentou a situação, reforçando que o uso indevido da farda coloca em risco a integridade física dos profissionais.
A direção do Sindilimp-BA, sindicato que defende os interesses dos agentes de limpeza, na Bahia, emitiu nota de repúdio contra a atitude dos agentes.
Na operação, os policiais apreenderam crack e maconha. Oito pessoas foram presas. Em nota, a Polícia Militar informou que está apurando as circunstâncias da ocorrência e que as medidas necessárias para garantir a prestação de serviços públicos na região serão adotadas.