Pauta das 7

Governo Federal lança guia para campanha da ‘Dignidade Menstrual’

Foto: Reprodução

O Governo Federal lançou o guia digital com tutoriais sobre o funcionamento do programa “Dignidade Menstrual”, que garante acesso gratuito a absorventes para mulheres de 10 a 49 anos em situação de vulnerabilidade. Beneficiadas podem retirar os absorventes em qualquer Farmácia Popular credenciada pelo programa.

Beneficiários da campanha da ‘Dignidade Menstrual’

O programa atende 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos. Estão contempladas mulheres em situação de rua, em unidades do sistema prisional, inscritas no CadÚnico que tenham renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa, além de estudantes da rede pública, também inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa.

Retirada dos absorventes

A população beneficiada pode retirar os absorventes em alguma Farmácia Popular credenciada pelo programa. É preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e uma autorização, emitida pelo aplicativo Meu SUS Digital. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.

Cada pessoa terá direito a 40 unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias. As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136 e na cartilha “Programa Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito”.

Pessoas em situação de rua também podem ir aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros POP e de acolhimento ou Consultórios na Rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *