Pauta das 7

Assembleia nesta terca pode por fim a greve de pro0127499600202406181147 ScaleDownProportional

Greve dos professores da Ufba podem acabar nesta terça

Foto: reprodução

A greve de professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que já dura quase dois meses, pode acabar nesta terça-feira (18). Uma nova assembleia está marcada para às 14h, no Salão Nobre da Reitoria da universidade, e vai definir o destino dos docentes.

O encontro foi convocado para um dia após a divulgação do resultado da Enquete Pública à Comunidade Docente, organizada pela Apub Sindicato, na qual a maioria dos professores se posicionou pelo encerramento da greve. Foram 1.236 votos válidos, dos quais 839 pelo fim da greve.

A greve começou no dia 29 de abril. Os professores têm como principal reivindicação, o aumento salarial e orçamentário das universidades.

Em acordos assinados entre Governo Federal e Proifes, houve a acerto pelo aumento do auxílio alimentação; reajuste de 9% para 2025 e 3,5% para 2026 e outras melhorias na carreira.

No momento, mais de 50 universidades federais, em todo o país, estão em greve. Como cada uma delas goza de autonomia, o resultado da assembleia desta terça diz respeito apenas a UFBA, não interferindo no movimento em outras instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *