Um agente da Guarda Municipal de Salvador foi preso em flagrante, na quarta-feira (25), suspeito de produzir e armazenar imagem de abuso infantil. Nesta quinta (26), ele passou por audiência de custódia e teve a prisão convertida em preventiva.
O homem foi identificado como Everaldo Silva dos Santos Junior, de 40 anos. Ele foi detido quando estava em casa com a esposa e um filho de 12 anos.
Everaldo é servidor há 16 anos e atua no setor operacional. O material de exploração sexual infantil foi encontrado no computador e celular dele.
A defesa de Everaldo afirma que, além de guarda municipal, ele é técnico em informática e as imagens de abuso infantil, encontradas no computador e celular dele, são oriundas de grupos de mensagens. O argumento da defesa é de que ele não tinha conhecimento do conteúdo.
“Ele tinha conhecimento de fotos que trocou com algumas pessoas, mas maiores de idade, e as fotos de criança são de grupos de WhatsApp e Telegram. O acusado não compactua, não tirou essas fotos e não tem contato com essas crianças”.
A Polícia Civil informou que outras informações não poderão ser divulgadas em respeito ao Estatuto da Criança (ECA), com relação à exposição de menores de idade e ao sigilo de processos de crimes contra a dignidade sexual. A Guarda Municipal de Salvador disse que a corregedoria da instituição foi acionada.