PUBLICIDADE

Jerônimo faz 20º pedido de empréstimo e soma R$ 25 bilhões em créditos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o 20º pedido de empréstimo desde o início de sua gestão. A nova solicitação, no valor de R$ 2 bilhões, eleva o total de recursos pedidos pelo governo estadual para R$ 25 bilhões, superando os montantes requeridos pelos três últimos antecessores do petista.

O pedido foi formalizado por meio do Projeto de Lei nº 26.015/2025, que solicita autorização para contratar o empréstimo junto ao Banco do Brasil, com garantia da União. Segundo o texto, os recursos serão destinados a ações de mobilidade urbana e interurbana, infraestrutura hídrica, viária, urbana e edificações públicas.

Em agosto, Jerônimo já havia obtido autorização da Alba para contratar outro financiamento bilionário, de cerca de R$ 4,5 bilhões, com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) argumenta que as operações estão amparadas pelo equilíbrio fiscal do Estado e que a Bahia mantém um dos menores índices de endividamento do país.

Entretanto, a nova solicitação provocou reação da oposição, que teme os impactos dos sucessivos empréstimos. O deputado Tiago Correia (PSDB) afirmou que o governo “aumenta o endividamento sem apresentar resultados proporcionais”, enquanto Alan Sanches (União Brasil) destacou que o governador “pede um novo empréstimo, em média, a cada 45 dias”, sem melhorias perceptíveis em áreas como saúde, segurança e educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em breve mais informação e entretenimento para você!