Pauta das 7

Líder na geração de energia eólica, Bahia é destaque na Brazil Windpower

Foto: reprodução

O governador Jerônimo Rodrigues e técnicos do Governo do Estado ligados à área de energia participaram, nesta terça-feira (12), em São Paulo, da abertura da 14ª Brazil Windpower, uma das maiores feiras do setor de energia renovável do mundo. Durante três dias, empresas, desenvolvedores, investidores e fabricantes de equipamentos que fazem parte dessa cadeia produtiva vão trocar experiências e buscar novas oportunidades de investimento no país.

O chefe do Executivo baiano apresentou as oportunidades existentes na Bahia, que se destaca com o maior potencial para a geração de energia limpa do mundo, e o excelente resultado das usinas já instaladas, que registram desempenho muito superior à média.

Jerônimo destacou, ainda, que o avanço nas tecnologias praticamente dobrou o potencial de geração de energia eólica no estado, desde a instalação do primeiro parque. “Isso significa oportunidade de desenvolvimento para a Bahia, com atração de indústrias, geração de empregos e aumento da renda. Por isso, viemos aqui encontrar as principais empresas do setor, mostrar nossa força natural e buscar mais investimentos com fábricas de equipamentos e criação de novos parques”, explicou.

Durante a Feira, a equipe da Bahia realizou encontros bilaterais com duas das maiores empresas do setor. A Chinesa CRRC, que pretende instalar uma fábrica de equipamentos para a indústria eólica no estado, e a Pan American Energy, que está investindo R$ 3 bilhões para implantar dez parques em seis cidades baianas.

“A participação da Pan American Energy na transição energética brasileira através da Bahia foi assertiva. Estamos investindo no Complexo Eólico Novo Horizonte, no centro do estado, que, em breve, estará entre os 10 maiores do Brasil. Estamos confiantes de que este é apenas o começo de uma trajetória de muitas oportunidades e boas parcerias, como a que celebramos com a Bahia e apresentamos hoje, no Brazil Windpower”, disse o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Pan American Energy, Enrique Lusso.

O Complexo Eólico Novo Horizonte é formado por dez parques localizados em seis municípios baianos: Novo Horizonte, Boninal, Brotas de Macaúbas, Ibitiara, Oliveira dos Brejinhos e Piatã. Ao todo, terá 423 MW de capacidade instalada, energia suficiente para abastecer cerca de um milhão de residências brasileiras, números que o colocam entre os dez maiores do país. Serão 94 torres eólicas, e a instalação já está em andamento.

Diante da Importância da produção de energia limpa para a economia, este ano a Brazil Wind Power trouxe para o debate o tema da indústria verde e da transição energética justa. “Nossa ideia é mostrar que não basta produzir energia renovável. Queremos que ela seja usada para agregar valor à nossa indústria com produção de produtos verdes, como o aço verde”, afirmou Elbia Gannoum, presidente executiva da Abeeólica, Associação Brasileira de Energia Eólica e promotora do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *