Pauta das 7

images 1

Lojas de Salvador vendem produtos sem impostos nesta quinta-feira (6)

Foto: reprodução

O Dia Livre de Impostos (DLI), no qual os consumidores de todo o país vão poder adquirir produtos sem parte do valor da tributação, ocorre nesta quinta-feira (6). Os descontos em lojas de rua do varejo, ⁠shopping centers, restaurantes, ⁠prestadores de serviço e ⁠postos de gasolina podem chegar a 70% do valor final do produto.

O evento é organizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). A iniciativa tem como objetivo promover uma campanha para conscientizar a população, o poder público e o setor varejista sobre a elevada carga tributária no Brasil.

Segundo a entidade, lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal participarão do evento.

Lojas participantes do Dia Livre de Impostos

Pelo menos 100 mil lojas em 1.500 cidades, incluindo Salvador, devem participar da 18º edição do Dia Livre de Impostos, segundo a CNDL. O consumidor interessado em aproveitar a data pode conferir as lojas participantes em cada região pelo site da campanha, diretamente com os lojistas e com as Confederações de cada estado. A expectativa é de que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.

Durante a data, consumidores poderão adquirir gasolina e GNV com desconto em postos que aderiram à campanha. Além disso, farmácias, restaurantes e lojas também oferecerão produtos sem a cobrança dos tributos.

Carga tributária no Brasil

De acordo com a CNDL, os consumidores que participarem do Dia Livre de Impostos podem economizar até 70%, uma vez que os impostos não serão incluídos nos preços dos produtos e serviços durante o evento. Isso se deve ao fato de o Brasil possuir uma das maiores cargas tributárias do mundo, conforme dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)

Um levantamento realizado pelo próprio Instituto revela que a população não percebe o retorno do pagamento de impostos. Segundo a 13ª edição da pesquisa “Estudo sobre a carga tributária/PIB x IDH”, divulgada em abril deste ano, o Brasil é o país que oferece o pior retorno dos valores arrecadados em termos de bem-estar social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *