O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou, nesta segunda-feira (8), o Programa Brasil Sorridente, que dá direito a atendimento odontológico à toda população através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, Lula sancionou o projeto de lei 8131/2017, que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde. De acordo com o governo, a ação vai garantir acesso universal, justo e contínuo aos serviços odontológicos.
Durante o seu discurso, Lula afirmou que cuidar da saúde bucal melhora a autoestima das pessoas, e disse querer contribuir para a educar os futuros cidadãos a respeito da importância do cuidado com os dentes.
“Eu quero com esse programa que a gente garanta que haja dentista para ir na sala de aula para ver todas as crianças de uma escola. Tem que educar essa criança a partir da escola para que a gente possa, daqui a 20 ou 30 anos, sonhar em ter uma sociedade onde as pessoas possam comer carne, possam comer castanha, possam sorrir, possam até ter uma namorada ou um namorado. Porque ninguém vai querer namorar moça que não tenha dente na frente, muito menos ela vai querer namorar rapaz que não tenha dente na frente. Ninguém gosta de ter dente sujo, de aparecer feio diante dos outros. Brasil Sorridente recupera não só o sorriso, recupera a dignidade do ser humano, o orgulho”, disse Lula.
Com o relançamento do programa, 85 cidades passarão a receber serviços odontológicos de forma gratuita e inédita. Ao todo, a cobertura chegará a 111,6 milhões de pessoas, mas a expectativa é de que, em três anos, a quantidade de profissionais no programa forme 59,7 mil equipes.
805 municípios contarão com novos serviços de saúde bucal, sendo 19 novos Centros de Especialidades Odontológicas em todo Brasil, 10 unidades odontológicas móveis e 552 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD). O investimento previsto é de R$ 136.877.502, 15 apenas em 2023.








