Pauta das 7

WhatsApp Image 2024 05 07 at 09.23.05 960x500 1

Marinha envia navio de guerra com hospital de campanha para o RS

Foto: reprodução

Os militares da Marinha do Brasil vão embarcar nesta terça-feira (7), em uma operação para levar a Canoas, no Rio Grande do Sul, um hospital de campanha, com 40 leitos, para atender às vítimas das chuvas que atingem o estado. Para atuar na tragédia, a Marinha criou o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil.

O contingente conta com 300 militares, 50 viaturas e 31 embarcações para trabalhar na desobstrução de vias e resgate de pessoas ilhadas, além de transporte e distribuição de alimentos, água e material de limpeza.

Além do reforço no atendimento médico, estão sendo enviados profissionais de saúde da Unidade Médica Expedicionária da Marinha e 300 fuzileiros navais para fortalecer o efetivo do 5º Distrito Naval, em apoio às operações de defesa civil.

O transporte do hospital de campanha e parte dos militares será realizado pela aeronave KC390 da Força Aérea Brasileira, com partida prevista da Base Aérea do Galeão e chegada em Canoas às onze horas da manhã. Paralelamente, outros agentes farão o trajeto pelo mar a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, o maior navio de guerra da América Latina, levando consigo equipamentos, maquinários e materiais destinados a fornecer suporte humanitário à população gaúcha.

A tragédia no Rio Grande do Sul, é alarmante, com o último boletim da Defesa Civil registrando 85 mortos, 339 feridos, 134 desaparecidos e mais de 201 mil pessoas deslocadas de suas residências. Do total, 153.824 estão desalojados, enquanto 47.676 encontram-se em abrigos públicos, evidenciando a urgência e a necessidade de uma resposta eficaz por parte das autoridades competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *