PUBLICIDADE

Ministro da Saúde não vai à ONU após restrições impostas pelos EUA

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, decidiu não participar da 80ª Assembleia Geral da ONU em Nova York devido a limitações impostas pelo governo dos Estados Unidos ao seu visto.

As restrições impediriam sua presença em reuniões da ONU e da OPAS, além de encontros bilaterais fora da agenda oficial.

“Em comunicado recebido da Missão dos Estados Unidos para as Nações Unidas, o Ministério da Saúde do Brasil foi informado da proibição imposta ao ministro Alexandre Padilha de participar presencialmente da reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)”, informou o ministério. 

O Ministério da Saúde classificou a medida como arbitrária, destacando que não se trata de retaliação pessoal, mas de um impedimento ao exercício das funções diplomáticas do Brasil.

“A decisão viola o Acordo de Sede com a ONU e o direito do Brasil de apresentar as suas propostas no mais importante fórum global de saúde para as Américas. O país é uma referência em saúde pública mundial e um dos principais articuladores de ações voltadas à defesa da vacina, da ciência e da vida.”, afirmou o Ministério da Saúde, em nota. 

Padilha permanecerá no país, dedicado à votação da Medida Provisória do Programa “Agora Tem Especialistas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em breve mais informação e entretenimento para você!