Pauta das 7

Morre Luiz Alberto, um dos pioneiros da pauta racial no Legislativo e na criação do PT na Bahia

Foto: reprodução/PT

Morreu, nesta quarta-feira (13), aos 70 anos, o ex-deputado federal Luiz Alberto. Um dos pioneiros da pauta racial no Legislativo federal, e também um dos principais nomes da criação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, o político faleceu após sofrer um infarto.

Luiz Alberto passou mal ainda na madrugada e foi socorrido para um hospital em Lauro de Freitas, na região Metropolitana de Salvador, onde também residia. Ele era natural do quilombo Baixa do Guaí, em Maragogipe, cidade do Recôncavo baiano.

A morte foi confirmada pela Liderança do PT na Bahia, que lamentou a perda. Atualmente ele atuava como assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia.

“O Partido lamenta profundamente a partida de Luiz Alberto, que ajudou a articular a fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e que prestou grande serviços aos baianos, tendo uma trajetória de luta marcada contra o racismo e pela defesa de uma sociedade mais justa e mais igualitária”, diz o PT em nota.

Luiz Alberto foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1997 e permaneceu no cargo até 2015. Membro ativo e militante das organizações do movimento negro, Luiz Alberto atuou como uma das principais vozes da luta por direitos da população negra no Brasil.

Em sua trajetória pública também ocupou o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia entre fevereiro de 2007 a agosto de 2008. O político também integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *