Pauta das 7

Mototaxistas de Salvador são convocados para vistorias obrigatórias

Foto: reprodução

Com a chegada do verão e das festas populares em Salvador, é comum que haja um aumento na demanda pelo transporte por motocicletas. Diante disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) destaca a importância das vistorias obrigatórias dos equipamentos dos mototaxistas credenciados pela Prefeitura na capital baiana

A partir desta segunda-feira (8), os mototaxistas estão convocados a passar por inspeção na sede da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), localizada no Vale dos Barris. Para a inspeção, é preciso fazer agendamento no site da Semob. Os atendimentos acontecem em dias úteis, das 7h30 às 16h30.

“Observamos que muitos mototaxistas estão deixando de realizar as vistorias. Então, queremos reforçar a importância da vistoria tanto para o condutor quanto para o passageiro e convocar esses profissionais para que venham até o Cotae e efetuem o serviço”, reforça a coordenadora do Cotae, Luila Neves.

No ato da inspeção, o condutor deve apresentar o cartão de identificação – caso esteja vencido, deverá ser renovado –, comprovante de residência, licenciamento atualizado, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apólice de seguro da motocicleta, dentre outros documentos que devem ser consultados no site.

Serão observados a padronização do veículo, pintura e itens de segurança como pneus, parte elétrica, aparador de linha, protetor de carenagem (mata-cachorro), capacete de proteção e o colete reflexivo. A expectativa é atender cerca de 50 a 100 mototaxistas por dia.

Segundo a Semob, o condutor que for flagrado realizando a atividade sem a documentação atualizada será considerado irregular, podendo ser autuado e ter o veículo removido.

“Nosso objetivo é oferecer uma maior segurança ao usuário deste tipo de serviço, uma vez que estes profissionais, ao passarem pela vistoria, apresentaram à Prefeitura toda a documentação que atesta que estão capacitados para realizar a atividade e possuem veículos em condições de circulação. Isso é uma garantia”, finalizou Luila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *