O Ministério Público da Bahia (MP-BA), junto com a Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), uma operação contra um esquema criminoso de contratações públicas irregulares realizadas pela Prefeitura de Mansidão, no extremo oeste baiano.
Um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma. O grupo é investigado por crimes contra a Administração Pública municipal. Três já foram denunciados pelos delitos. Os processos correm sob sigilo, e as investigações, segundo o MP-BA, continuam.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura, em residências de agentes públicos e em escritórios de contabilidade nos municípios baianos de Mansidão, Wanderley, Barreiras, além de Brasília. Também foram apreendidos R$ 140 mil em espécie, celulares, documentos e talões de cheque.
Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça, que também determinou bloqueio de bens dos acusados a pedido do Ministério Público.
A ação foi deflagrada por meio da Unidade de Assessoramento e Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça (Unai) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP baiano; da Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe Cerrado) da PM e do Gaeco do MP do Distrito Federal.