O sonho da terceira medalha olímpica para a seleção brasileira feminina de futebol permanece vivo. Após surpreender ao eliminar o país anfitrião nas quartas de final, o Brasil encara a Espanha pela semifinal nesta terça-feira (6), às 16h (horário de Brasília), no estádio Vélodrome, em Marselha, com sede de revanche e de olho na grande decisão.
As duas equipes se enfrentaram na terceira rodada da fase de grupos da Olimpíada, com a seleção espanhola vencendo por 2×0. Os gols foram anotados por Athenea e Alexia Putellas.
Além da amarga derrota, o Brasil sofreu a perda de Marta justamente contra a Espanha, expulsa após cometer uma falta grave.
Com a suspensão, a camisa 10 ficou fora por dois jogos e só poderá retornar caso a seleção avance para a final ou em uma possível disputa pela medalha de bronze.
Nas quartas de final, o Brasil superou a França por 1×0, enquanto a Espanha garantiu a vaga na semifinal ao vencer a Colômbia por 4×2 na disputa de pênaltis.
Espanha favorita
Atual campeã mundial, a medalha olímpica é uma obsessão para a seleção espanhola, junto ao título da Eurocopa que ainda não foi conquistado. A poderosa equipe europeia poderá contar com Aitana Bonmatí e Alexia Putellas, as últimas jogadoras eleitas melhores do mundo pela Fifa.
Ausências pesam para o Brasil
Além de Marta, o técnico Arthur Elias terá outro desfalque importante para o duelo contra as espanholas. A lateral-direita Antônia sofreu uma fratura na fíbula da perna esquerda justamente contra a Espanha e está fora da Olimpíada de Paris.
Com os desfalques, a esperança para a classificação está na goleira Lorena. A arqueira já defendeu dois pênaltis nesta Olimpíada – incluindo um contra a França, aos 16 minutos do primeiro tempo -, além de fazer três grandes defesas diante das anfitriãs.
Ficha de jogo
Data: 6 de agosto (terça-feira)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local: Stade Vélodrome, em Marselha
Prováveis escalações:
Brasil: Lorena, Lauren, Tarciane, Rafaelle e Yasmim; Duda Sampaio, Ana Vitória, Jheniffer e Adriana; Kerolin e Gabi Portilho. Técnico: Arthur Elias.
Espanha: Misa Rodríguez, Batlle, Codina, Aleixandri e Carmona; Abelleira, Putellas, Paaralluelo e Athenea; Hermoso e Lucía Garcia. Técnico: Montse Tomé.