Uma onda de calor atinge duas regiões da Bahia a partir desta quinta-feira (14). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas no oeste do estado e Vale do São Francisco vão subir 5°C.
A onda de calor tem previsão para durar quatro dias consecutivos, desta quinta até domingo (17). Com o aumento das temperaturas, a Bahia entrou em estado laranja de perigo para o calor.
Algumas cidades que serão atingidas são Barreiras, Ibotirama e Bom Jesus da Lapa, que devem ter temperaturas acima dos 40°C nos próximos. É recomendado beber muita água, usar roupas frescas e evitar ficar exposto ao sol.
O calor na Bahia antes mesmo do verão deve piorar nas próximas semanas por conta do pico do fenômeno El Niño, que atinge o máximo no final de dezembro.
O El Niño, fenômeno climático que esquenta as águas do Oceano Pacífico, favorece as ondas de calor por bloquear as frentes frias, causando períodos com temperaturas pelo menos 5°C acima da média, por cerca de três dias consecutivos.
É esperado que o tempo quente e o calor prevaleça até o final do verão, ou seja, entre dezembro e fevereiro as temperaturas devem se manter altas em todo o estado.